quarta-feira, 23 de maio de 2012

Doces




A vontade de comer doces não é apenas uma tentação: tem uma explicação fisiológica. O açúcar é o alimento dos neurônios, as células cerebrais. E, para se manter vivo, o corpo humano precisa dessa substância.
Após 5 minutos sem glicose, uma pessoa morre. E a fraqueza pode ser um sinal de alerta.
 A cada década, o metabolismo de cada indivíduo cai cerca de 5%, o que faz com que haja ganho de peso.

Entenda como funciona:

1. Quando alguém precisa de energia, o corpo pede açúcar, que é o principal alimento do cérebro. Quem gastou todo o estoque começa então, a queimar gordura.
2. O cérebro tem um sistema de recompensa que, quando ativado, produz sensação de prazer. O doce é um desses interruptores de dopamina.
3. O sistema de dependência do açúcar atua da mesma forma que o tabagismo e o alcoolismo.
4. Esse desejo é mais frequente no final da tarde quando o corpo sofre uma redução de serotonina, neurotransmissor calmante ligado ao humor.

A atividade física melhora o condicionamento das células preguiçosas e acelera a absorção do açúcar. Além disso, quanto menos doce comemos, menos ficamos viciados. Para mudar esse hábito, porém, pode-se levar até três meses. 
Muitas vezes, a glicose dá uma sensação de prazer e felicidade, além de funcionar como uma defesa contra o estresse. Isso ocorre porque ela mexe com neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, ligados a esses sentimentos. Tanto o açúcar dos doces quanto o dos carboidratos (como massas, pães e biscoitos) tem esse efeito – a diferença é que o primeiro chega à corrente sanguínea muito mais rápido.
Depois do almoço ou jantar, a vontade de comer doces cresce porque os alimentos mais pesados demoram a ser processados, e o corpo continua com fome. A lembrança ou a visualização de algo gostoso aumenta ainda mais esse desejo. Uma dica é ingerir uma fruta pouco antes das refeições.
Quando caem no sangue, os doces produzem um pico de insulina. E logo vem aquela sensação de energia, mas em pouco tempo a fome volta. Nessa hora, se a pessoa não tomar cuidado, pega mais um bombom ou algo do gênero. E é assim que o pâncreas se acostuma a produzir altos níveis de insulina.
A resistência a esse hormônio, no caso de obesos e diabéticos, eleva a vontade por doces porque as células não recebem glicose, que fica retida no sangue, e portanto continuam "famintas". Além disso, no frio, o corpo produz mais calor e gasta mais energia, motivo pelo qual o apetite por doces e gorduras sobe.


Riscos: 

Por excesso:
1. Pode causar doenças como diabetes e obesidade;
2. A alta quantidade de glicose no organismo provoca um pico de insulina, que devolve a sensação de bem-estar;
3. O hábito de consumir muita glicose acostuma o pâncreas a produzir altas doses de insulina, hormônio cuja função é jogar essa glicose para dentro das células;
4. A compulsão é mais comum em mulheres, principalmente no período pré menstrual 

Por falta:
1. A falta de glicose no sangue e no cérebro causa a fome;
2. Uma pessoa morre após 3 minutos sem oxigênio e após 5 minutos sem glicose;
3. Quando o açúcar não vem, aparecer a hipoglicemia, situação em que o cérebro armazena energia, diminui a voltagem do metabolismo e dá a sensação de desânimo e cansaço.


Beijos
B.B



Fonte: Globo.com



6 comentários:

  1. Adorei saber, essa é a parte do blog que eu mais gosto.
    É sempre bom, saber mais e mais sobre saúde.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Bom saber, como realmente é :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, demais! adorei o post meninas!

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que o meu vicio por chocolate tem uma explicação medica kkk adorei o post

    ResponderExcluir
  5. Adoro posts sobre saude pq mesmo achando que sabemos muito, sempre podemos aprender mais... muito bom!
    Beijosss **

    ResponderExcluir
  6. Tô meio parada e sempre comendo doces, mas esse post me deu animo para começar a correr e cuidar mais da minha saúde! Adoreii

    ResponderExcluir